Terminologia Contábil
É a caracterização de cada ato contábil, ou seja, termos padronizados a serem utilizados no cotidiano contábil, conforme suas definições.
Terminologia em custos industriais
Gasto: Sacrifício financeiro, com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente dinheiro).
Custo: Gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, ele é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção, para fabricação de um produto ou execução de um serviço.
Despesa: bem ou serviço consumido direto ou indiretamente, para obtenção de receitas. Classificam-se em operacionais e não operacionais.
Custo de produção: podem ser separados em, material direto, mão de obra e custos indiretos de fabricação.
Custo de produção do período: é a soma dos custos incorridos, no período dentro da fábrica.
Custo dos produtos vendidos: é a soma dos custos incorridos na fabricação dos bens que só agora estão sendo vendidos.
Despesas operacionais: São os gastos necessários a manutenção da atividade da empresa.
Despesas não operacionais: são as decorrentes das transações não incluídas nas atividades principais ou acessórios da empresa.
Investimentos: Gasto ativado em função da vida útil do bem adquirido ou dos benefícios que poderá gerar no futuro.
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto, defasada ou não do gasto.
Receita: entrada de elementos para o ativo sob a forma de dinheiro ou de diretos a receber correspondente normalmente a venda de bens ou serviços.
Lucro/Prejuízo: diferença positiva negativa entre receita e despesa, ganhas e perdas.
Perda: bem ou serviço consumidos de forma normal e involuntária, ela não se trata de despesa ou custo, não é despesa porque não se destina a obtenção de receita, não é custo