Terminologia contabil basica
A partir do momento em que existe comunicação é absolutamente necessário que passem a dar nome aos objetos, conceitos e idéias. O que podemos definir como terminologia, onde é encontrada em todas as áreas, existe uma profusão de nomes para um único conceito e vários conceitos para uma única palavra.
Terminologia em Custos
Despesa, gastos, custos, são sinônimos ou dizem respeito a conceitos diferentes? A principio pode ser que seja confuso mas é exatamente por isso que utilizamos a seguinte nomenclatura.
Despesa: é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas. A grande diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser relacionada direto com o produto final. As despesas podem ser divididas em antecipadas e não operacionais. As antecipadas são as despesas pagas antecipadamente e que serão consideradas como despesas no decorrer do exercício seguinte, ex: seguros. Já as não operacionais são aquelas decorrentes de transações que não são incluídas nas atividades principais que constituem objeto da empresa. As despesas são os itens que diminuem o Patrimônio Líquido e que representa os “sacrifícios” no processo de obter receitas. Todo e qualquer serviço ou utilidade transferidos provoca despesa. Costumamos chamar de Custo do Produto Vendido e assim fazemos este aparecer na Demonstração de Resultados, mas o significado mais correto seria que Despesa é a soma dos itens que compuseram o custo de fabricação até ser vendido.
Gastos: são os sacrifícios para a aquisição de um bem ou serviço com o pagamento no ato, que seria um desembolso.Só existe um gasto quando há o reconhecimento contábil de uma divida ou a redução do ativo dada por pagamento.
Custos: é um gasto realizado em um bem ou serviço e utilizado na produção de outros bens ou serviço ou revendido com lucro.
Desembolso: é o pagamento da aquisição de um bem ou serviço, e pode ocorrer antes durante ou depois da entrada do mesmo.
Investimento: é