Impetigo
Estreptococos e estafilococos.
Inseto Estreptococos Estafilococos
Vetor
Insetos.
Período de incubação
Variável e indefinido. Em geral quatro a dez dias.
Tratamento
O tratamento que deve ser iniciado tão logo apareçam os primeiros sintomas, mas antes disso, lembra, o melhor remédio é a prevenção. Lavar bem a ferida corte ou lesão, usar anti-sépticos, e antimicrobianos locais.
Para aqueles casos já disseminados, os médicos podem recomendar o uso de antibióticos. Esse procedimento, no entanto, deve ser acompanhado por um médico que irá identificar o agente causador determinando qual a melhor forma de tratamento.
Prevenção
Lave toda e qualquer lesão cutânea nova com água e sabão, coloque um curativo no local. Mantenha-o limpo até cicatrizar. Limpe a casa frequentemente.
Sinais
A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas; a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas, o que a caracteriza como impetigo bolhoso. Contudo, esta regra nem sempre é verídica.
Sintomas
-Impetigo comum |
O impetigo comum, também chamado de impetigo não-bolhoso, é a forma mais comum. O quadro geralmente se inicia com pequenas pápulas vermelhas, semelhantes a picadas de mosquito, que, entretanto, evoluem rapidamente para pequenas pústulas (lesões com pus). Estas pústulas estouram e formam leões crostosas com coloração dourada ou cor de mel. Este processo costuma durar uma semana e as lesões atacam preferencialmente a face e/ou o crânio, mas também podem surgir em . braços e pernas