Impetigo
As lesões são essencialmente no rosto. Eles também são encontrados nas mãos, pescoço e couro cabeludo.
Como o impetigo afeta somente a epiderme, não há cicatrizes, a crosta desaparece após o tratamento.
Fala-se de impetigo bolhoso, mais comum em crianças, quando as lesões estão pouco inflamadas, e é geralmente causado por Staphylococcus aureus.
O impetigo pode às vezes se transformar em ectima, uma forma grave. As lesões são mais graves: mais inflamadas e mais ulceradas. Em geral, o ectima desenvolve em pessoas cujo sistema imunológico “está baixo”. O agente causador da ectima é sempre os Streptococcus.
Quanto àqueles que já sofrem de doenças de pele como eczema, sarna ou herpes, há uma superinfecção com impetigo, o qual se chama de impetiginização. Esta forma de impetigo é mais comum em adultos.
Causas de impetigo
As bactérias que causam impetigo são os Staphylococcus e Streptococcus.
Como o impetigo é uma doença frequente e altamente contagiosa, os doentes devem manter-se isolados. Os mais afetados são as crianças. Assim, uma vez diagnosticada, as crianças devem se ausentar da escola durante o tratamento. Os pais devem notificar a escola para que a infecção não se espalhe ainda mais.
Pessoas em risco
Normalmente, o impetigo é uma doença que afeta principalmente as crianças. O impetigo é uma doença altamente contagiosa, que deixa as pessoas próximas às crianças, altamente expostas. Assim, as pessoas em situação de risco sã pais, irmãos, colegas de classe.
Por conseguinte, é essencial que a criança doente fique em quarentena, ao aparecer os primeiros sinais da doença.
Os diabéticos e