grua
Bacharelado em Engenharia Civil – 2º semestre, turma C
Departamento de Engenharia
RESUMO
O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica sobre as Gruas (equipamento pesado utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais). Apresentando suas principais características, tipos e vantagens e desvantagem de cada tipo, históricos, além dos princípios de montagem e desmontagem, custos de locação. Bem como observar quais elementos principais de uma grua. Também iremos analisar as normas referentes ao uso e segurança dos equipamentos (Tais como NR11 e NR18 (Norma Regulamentadora) do Min. Trabalho/Lei 6514/78).
INTRODUÇÃO Para a montagem de quaisquer estruturas, sempre serão utilizados equipamentos mecânicos que possibilitem o içamento das peças. A força muscular humana ou de animais não conseguiria por si só mover as peças do lugar. Além disso, a necessidade de se deslocar peças para posições elevadas em relação ao solo requer um ponto de içamento acima destas. Outra necessidade é o deslocamento horizontal de peças de um ponto ao outro do canteiro, o que exige certos tipos de veículos para este fim.
Os equipamentos de içamento vertical estão entre os principais equipamentos de qualquer obra de montagem. Sua utilização permite que as peças sejam deslocadas verticalmente, atingindo sua posição na estrutura. Entretanto, exigem cuidados em sua operação, pois erros podem levar ao colapso da estrutura, ou mesmo a morte de operários. Um dos tipos mais comuns de equipamentos de içamento vertical são as gruas.
As gruas se caracterizam por possuírem uma torre vertical na qual se apoia uma lança horizontal, são utilizadas principalmente na montagem de edifícios de múltiplos andares, galpões e em pátios de estocagem de peças. Faz parte do grupo de equipamentos indispensáveis para uma obra bem estruturada. Além da capacidade de transportar grandes quantidades de carga com segurança e velocidade, as gruas se destacam pelo emprego