Imperícia
Imperícia
Autoras: Paula Souza Barreto
Patricia de Souza Ferreira
2013
Introdução
A Psicomotricidade é uma ciência que busca a integração de três áreas, cognitiva, afetiva e motora. Tem como objeto de estudo a relação que o indivíduo estabelece com ele mesmo, com as pessoas e com o mundo à sua volta. Essas relações acontecem por meio do corpo em movimento, através das vivências e das experimentações sensoriais estabelecidas.
Quando se conhece o próprio corpo, suas partes, suas possibilidades de movimento, seus limites, ou seja, quando a imagem corporal é bem estruturada e positiva, o ser humano tem condições favoráveis de alcançar um pleno desenvolvimento cognitivo, sem maiores problemas de aprendizagem, além de sentir-se afetivamente e emocionalmente equilibrado.
Desde o nascimento o indivíduo organiza o seu esquema corporal. Quando há alguma lacuna neste processo, pode caracterizar-se um distúrbio psicomotor.
As dificuldades de aprendizagem são causadas por diferenças no funcionamento e na forma pela qual a informação é processada.
O objetivo fundamental deste trabalho é instruir a respeito de aspectos dos distúrbios psicomotores, em especial da imperícia.
Educação Psicomotora
Na Educação Infantil, os exercícios corporais e as atividades psicomotoras visam, ao longo da escolaridade do ensino fundamental assegurar o desenvolvimento harmonioso dos componentes corporais, afetivos e intelectuais da personalidade da criança objetivando a conquista de uma relativa autonomia e da apreensão refletida do mundo que a cerca.
Os jogos e exercícios corporais desenvolvem: a conscientização e domínio do corpo, apropriação do esquema corporal, coordenação psicomotora, ajustamento de gestos, de movimentos, aumento das discriminações perceptivas. E ainda, percepção e integração da noção de espaço imediato (posições relativas, deslocamentos e itinerários) e da noção de tempo pessoal (coordenação dos