Cromossomos
-Anomalias cromossómicas
O QUE É...
Uma das causas do aborto espontâneo são as anomalias cromossómicas.
Anomalias cromossómicas?! Isso quer dizer que eu tinha alguma deficiência e não sabia?
Não! É muito mais complexo que isso e é uma das causas que apesar de estar a ser investigada e revelar novas descobertas, ainda não se chegaram a conclusões reais e satisfatórias para prevenir ou tratar estas anomalias. Por isso, sejamos realistas: nestes casos não há tratamento possível, por enquanto.
Não há nenhum teste durante a gravidez, até às 12 semanas, que lhe diga que o embrião tem anomalias cromossómicas (exceptuando-se o rastreio pré-natal que detecta a probabilidade de trissomias).
Basicamente, verifica-se a não evolução do embrião através da ecografia.Essa não evolução significa algo: que, se o embrião não se está a desenvolver é porque não terá futuro.
No meu caso, fiz três ecografias para me darem 100% de certeza que o embrião não se estava a desenvolver. Basicamente estava a morrer, devido a alguma anomalia cromossómica que não era compatível com a vida.
Geralmente, quando se detecta que o coração do embrião já bate é um bom sinal de vitalidade.Não foi o meu caso da primeira vez!
Mas da segunda vez tive a alegria de ser presenteada às 9 semanas com o bater de um coração forte.
QUAIS SÃO...
A maioria das perdas de gravidez no primeiro trimestre (50-60%) devem-se a uma anormalidade cromossómica, o que leva ao crescimento e desenvolvimento anormais da gravidez.
A grande maioria