Cromossomos
O estudo dos cromossomos e sua combinação de genes começaram por acaso no século XIX, só em ''1902, o cientista norte-americano W.S.SUTTON percebeu que a distribuição de caracteres se ajustava perfeitamente.’’.
Um dos componentes presentes em cromossomos é o ácido desoxirribonucléico (DNA),e substância associadas como protaminas, histonas e proteínas básicas entre outras. (OTTO, Genética Humana e Clínica e JORDE, Genética Médica).
O individuo tem dois cromossomos de cada tipo do mesmo tamanho e igual localização do centrômero. Os genes, unidades que determinam traços hereditários, dão origem á uma seqüência linear ao longo dos cromossomos. Moléculas do DNA constituem duas cadeias paralelas de pentose e fosfato, enroladas em hélice com bases nitrogenadas presas há pentoses. De gene para gene o número de pares de bases pode variar.
Em uma determinada característica há dois genes atuando entre elas podendo ter ações idênticas ou diversas, sendo homozigoto ou heterozigoto. Outros passos são a mitose (aonde vão se transformando em um espiral, sendo mais curto grosso e visível) que se divide em: “Prófase; (separação do centríolo em duas partes se movimentando para o pólo da célula, ocorrendo a multiplicação das células).
Metáfase; (desaparecimento do nucléolo).
Interfase; (duplicação dos cromossomos).
Anáfase; (os centrômeros se dividem longitudinalmente e cada uma das cromátides inicia um movimento em direção aos pólos da célula).
Telófase; (onde o citoplasma dividi-se por estrangulamento, dando origem á duas células. Os cromossomos começam a se separarem se alongando ficando menos visíveis, formando novamente a membrana nuclear, aparecendo mais uma vez o nucléolo". Após essas fases ocorre a Meiose, divisão e formação das gametas, femininos e masculinos em seus respectivos sexos, contendo 23 cromossomos cada um, unindo-se somando 46 e como produto final terá origem um novo ser humano.