enfermagem
A farmacocinética trata do estudo da movimentação dos fármacos, pelos sistemas do organismo, ou seja, estuda como os medicamentos entram no corpo, atingem seus locais de ação, são metabolizados e excretados (POTTER; PERRY,2009)
Para que os fármacos possam agir, necessitam atingir uma concentração adequada nos tecidos-alvo. Os dois processos fundamentais que determinam a concentração de um fármaco a qualquer momento e em qualquer região do corpo são: translocação das moléculas do fármaco (absorção e distribuição) e transformação química (metabolismo e excreção). Assim, o estudo farmacocinético compreende o processamento dos fármacos pelo organismo, e pode ser dividido em quatro estágios: absorção a partir das vias de administração, distribuição pelo organismo, metabolismo e eliminação.
A Absorção é a passagem do fármaco a partir do local que foi administrada (via de administração) até alcançar a corrente sanguínea. A translocação das moléculas do fármaco pelo organismo ocorre de duas maneiras: pela corrente sanguínea ou por transporte pelas membranas.
Não importa a natureza química de um fármaco para sua transferência pela corrente sanguínea, pois o sistema cardiovascular proporciona um sistema rápido de distribuição à longa distância. Por outro lado, o transporte pelas membranas difere muito entre os diversos fármacos. Para atravessar as barreiras celulares, os fármacos devem atravessar a barreira lipídica principalmente por difusão passiva e transferência mediada por transportadores. A endocitose pode ocorrer, no entanto é um processo de menor importância para o transporte de fármacos.
Os fármacos podem ser lipossolúveis e hidrossolúveis. Os lipossolúveis atravessam mais rápido a membrana fosfolipídica, mecanismo que ocorre por difusão passiva. Os hidrossolúveis não conseguem atravessar a membrana fosfolipídica e por isso precisam de transportadores. Esse processo pode ocorrer principalmente por