FALAR BEM EM PÚBLICO - COMO TRANSFORMAR ESTE ENTRAVE EM UM MAXIMIZADOR DE OPORTUNIDADES

4921 palavras 20 páginas
FALAR BEM EM PÚBLICO

COMO TRANSFORMAR ESTE ENTRAVE EM UM MAXIMIZADOR DE OPORTUNIDADES  Augusto Borges de Souza Júnior
INTRODUÇÃO

Atualmente, existem inúmeras alternativas para tornar-se ainda mais competitivo no mercado do trabalho. Cursos profissionalizantes, cursos técnicos, cursos de graduação à distância, graduações tecnológicas, especializações diversas e dentre outras são algumas das alternativas disponíveis para capacitar-se e ampliar as chances de ingressar no mercado de trabalho. Com a competitividade acirrada, a qualificação profissional torna-se um diferencial competitivo indispensável.

Segundo dados do Grupo Catho (2012), apesar das pessoas estarem preocupadas em adquirir uma formação profissional, poucas são as que se preocupam em desenvolver algum diferencial competitivo, que representam por sua vez, a principal característica procurada pelos empresários e profissionais responsáveis por processos seletivos. Capacidade de trabalhar em equipe, bom poder persuasão, facilidade de comunicação representam sem dúvidas os principais diferenciais competitivos procurados pelos empresário.

Em junho de 1998, foi publicado um artigo na revista “Exame”, onde a professora Sarah McGinty, doutora em educação e supervisora do curso de mestrado de educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, escreveu um artigo com o título “Meça as suas Palavras”. Um fragmento chamou bastante a atenção: “O modo como você fala pode estar atravancando a sua carreira; por outro lado, ele pode ajudá-lo a galgar posições(..).”. Em concordância com a autora, Arthur Schopenhauer (1830) afirmava que “mais importante do que ser competente é aparentar competência”.

Assim, é pertinente fazermos o seguinte questionamento: será que, quem domina habilidade de falar e expressar-se bem em público consegue ter mais chances de atingir níveis mais altos na hierarquia e salário melhores do que as pessoas mais introvertidas?

Palavras chave: competitividade,

Relacionados