Administrção
O biólogo alemão Ludwig Bertalanffy elaborou uma teoria denominada Teoria Geral dos Sistemas onde se demonstra uma maior aproximação entre as fronteiras de todas as ciências. Assim os diversos ramos do conhecimento passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas.
Sistemas seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter um maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós.
A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências.
A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemática tem ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa deslocando a ênfase na ação para a ênfase na decisão que antecede a ação.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem clássica até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica havia sido profundamente influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências.
Reducionismo é o princípio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisíveis.
O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas.
O Pensamento Analítico serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas.
Mecanicismo é o princípio que se baseia na relação simples de causa e efeito