Imagens da organização
CAMPUS-CATALÃO
NÚCLEO LIVRE – PSICOLOGIA X TRABALHO
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO / GARETH MORGAN
Alessandra, Crésio, Joaquim, Larissa, Márcia, Mirian e Naiara Bruna.
Professor Doutorando em Psicologia
Marcos Bueno
Catalão
2011
No ano de 1984, Gareth Morgan escreveu sobre organizações nas quais tentou compreendê-las usando metáforas. Seu livro “Imagens da Organização” nos faz entender a maneira em como estas indústrias se estruturam que tipo de indivíduos prefere como fazem seus negócios, como se comunicam, enfim, o autor procura mostrar de maneira amplificada a administração e planejamento das organizações.
Organizações vistas como máquina
A empresa vista como máquina, é totalmente rotinizada. O planejamento é mecanizado, e presume que funcione como uma máquina, de maneira, eficaz, confiável, rotinizada e previsível. Estas empresas esperam que seu alvo principal seja alcançado da forma mais eficaz possível.
Possui o nome de burocráticas, por quererem, velocidade, clareza, regularidade, confiabilidade, eficiência, o que pode ser alcançado através das divisões de tarefas, supervisões hierárquicas, regulamentos e normas.
Esta forma mecânica de pensar dificulta a entrada de novas idéias. Muitas coisas são tidas como certas, sem questionamentos. O que leva o operário à “Alienação”.
Organizações vistas como organismos
Estas organizações são olhadas como sendo organismos vivos, existindo em um ambiente do qual dependem para satisfazerem suas necessidades. Os cargos e as relações interpessoais criam condições de crescimento pessoal que, ajudam as organizações a alcançarem seus objetivos.
Estes organismos possuem diversos tipos de necessidades, cabendo às organizações desenvolverem padrões de relacionamentos que permitem que os indivíduos se adaptem ao ambiente.
A interação é uma maneira eficaz de manter o funcionamento dessas organizações.
Organizações vistas como cérebros
O foco desta metáfora está no processamento