Imagem empresarial
Imagem é um termo que provem do latim imago e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Uma imagem também é a representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras disciplinas.
Noutra acepção, este conceito está relacionado com as imagens religiosas ou sagradas, isto é, estátuas, telas ou efígies de divindades ou santos.
Uma imagem óptica é uma figura formada pelo conjunto dos pontos onde convergem os raios que provêm de determinadas fontes graças à sua interação com o sistema óptico. Pode-se falar de imagem real (formada no caso de os raios de luz serem convergentes) ou de imagem virtual (que se forma no caso de os raios divergirem depois de passar pelo sistema óptico).
Por fim, conhece-se por imagem corporativa o conjunto de qualidades que os consumidores atribuem a uma empresa. Por outras palavras, é aquilo que a empresa significa/representa para a sociedade.
Platão considerava a idéia da coisa, a sua imagem, como sendo projeção da mente. Uma visão idealista.
Aristóteles considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real. Mais próximo do realismo.
1.1 Imagem institucional
Imagem institucional é a imagem que uma empresa/corporação transmite e pela qual é reconhecida pelos seus públicos. Numa sociedade como a de hoje em que “uma imagem vale mais que mil palavras” e que estamos expostos a uma enorme quantidade de sensações visuais, a imagem institucional ganha importância fundamental na comunicação empresarial. O peso desta imagem já vem sendo medido através do balanço social das empresas e ou mensurado em dólares através de instrumentos como o Top of Mind e outros.
A imagem da empresa vem representada pela marca (ícone condensador destes princípios) e também por seu presidente, todos os funcionários, seus produtos e serviços. Cuidar desta imagem é normalmente tarefa das Relações Públicas que, através de