Trabalho e novas técnologias (resenha)
ANDRADE, Sonia Cruz-Riascos de.Processo de inclusão digital em rede empresarial do segmento de suprimentos industriais:utilização de tecnologias de informação e comunicação.Brasília: 2006.
Sonia Cruz- Riascos de Andrade: doutoranda em Ciência da Informação (UnB), Mestre em Ciência da Informação (UnB), Especialista em Inteligência Competitiva (UnB), Especialista em Administração (UFBA), Graduada em Biblioteconomia (UnB), Estudante de Graduação em Direito (UDF). Atuação profissional na área de Gestão da Informação em Unidades de Informação e Documentação; (setores: indústria e comércio, saúde, agricultura, educação). Atualmente, docente na Universidade Federal de Goiás (UFG), no curso de pós-graduação em Ambientes Informacionais (ESAMI), e nos cursos de graduação de Gestão da Informação e de Biblioteconomia, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia; disciplinas: Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Marketing em Unidades de Informação, Serviços de Referência e Informação, Inteligência Competitiva, Metodologia Científica. Área de estudo e pesquisa: Redes Colaborativas de Informação, Gestão de Serviços, Produtos e Serviços de Informação.
O texto em estudo vem nos mostrar as mudanças e a importância que a tecnologia trouxe para o mundo empresarial, nos mostra também como é importante para essas empresas estarem em concordância com essas tecnologias.
INCLUSÃO DIGITAL E INCLUSÃO EMPRESARIAL
A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação e, em especial da Internet, provocou mudanças radicais na forma de trabalhar, trocar, acessar informações e relacionar-se com o resto do mundo.
A principal característica dos tempos atuais seria o crescimento da quantidade de informações a serem processadas por uma organização. (ANDRADE, Sonia Crus- Riascos,2006,p. 5).
Empresas passam a ter como estratégia a formação de redes, adotando um sistema de flexibilidade organizacional, pois precisam se tornar cada vez mais efetivas.