Como fazer resenha
(Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias)
Resenha: o que é?
Diariamente, nos deparamos, em jornais e revistas, com resenhas realizadas por especialistas sobre filmes, peças de teatro, exposições de arte, trabalhos artísticos em geral, além das resenhas de livros, teses e artigos. Já sabemos, pois, o que é resenha e quais suas formas e funções.
Especificamente, a resenha de livros e trabalhos científicos em geral consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor . É uma atividade de significativa importância que pode ser feita por pesquisadores ou estudantes.
Quando produzida por pesquisadores, é um excelente recurso para que tomemos conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba de ser publicado, já que, ante a explosão da produção científica e a nossa escassez de tempo, a resenha permite operar uma triagem da bibliografia, ao evidenciar a contribuição do autor de um livro, em se tratando de novas abordagens, novas teorias, novos conhecimentos.
Por sua vez, quando produzida por estudantes, é uma atividade de compreensão e crítica. Como nos diz Simões (2002:34), “a resenha é um trabalho mais elaborado, que não se limita a recolher trechos de uma fonte, mas é acrescida da emissão de opinião sobre eles, promovendo o amadurecimento do conteúdo apreendido durante a leitura.”
De acordo com a sua finalidade, a resenha pode ser classificada em três tipos, segundo afirma Severino (1996). Quais são?
- Informativa: quando expõe o conteúdo do texto.
- Crítica: quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado.
- Crítico-informativa: quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado.
Resenha: como se faz?
Ainda com base em Severino (1996), podemos apresentar quatro grandes partes da resenha. Vejamos:
- Cabeçalho: são transcritos os dados bibliográficos