Daniela Duarte Correia
Position Paper com base no capítulo 2 do livro NEVES, Roberto. Comunicação empresarial integrada: Como gerenciar: Imagem simbólica, Crises empresariais. 3 edição. Rio de Janeiro: Mauad editora, 2009
1. INTRODUÇÃO Atualmente as empresas estão cada vez mais dando ênfase a contração de seus funcionários conforme a necessidade do setor que solicita o colaborador as empresas investem em setores em pessoas aptas para fazer uma única e boa seleção pessoal no qual vai contratar a pessoa certa para a vaga certa, minimizando tempo e custos desnecessários atualmente ou futuros.
Neste trabalho estudaremos pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas e a interação das pessoas no ambiente organizacional.
2. DESENVOLVIMENTO
De acordo com IASBECK (2003) não é fácil trabalhar a imagem de uma empresa, pois não basta ter um bom discurso e dissemina-lo ao publico alvo, devemos lembrar que qualquer mensagem transmitida sempre é interpretada, revitalizada de forma critica e até distorcida dependendo do mapa mental deste receptor; IASBECK também reforça que muito dinheiro é investido neste intento, muitas vezes, sem resultados entre eles a pesquisa de opinião sejam quantitativas como qualitativas.
Para que uma empresa possa criar sua imagem empresarial uma das ações tomadas seria a liberação de suas mensagens de forma repetida e diversificada.
Acordo NEVES (2009) a imagem empresarial resulta da soma de todas as percepções individuais seja dos colaboradores, gestores, clientes internos e externos sendo que uma das mais importantes percepções seria a comunicação simbólica, sendo no caso aqui a dos Serviços de Atendimento aos Clientes visto que nesta ultima fortes emoções estariam envolvidas e é claro impactaria de forma significativa na imagem empresarial. Conclui-se, portanto que esta ultima seria uma excelente oportunidade para se trabalhar já que segundo FERREIRA