Ihc definições
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES
ATIVIDADE 1
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
Ana Paula da Silva AN111323
Marcelo Titonelli da Cruz AD102193
Suellen Mara Silva Andrade AD102186
Sorocaba
Fevereiro/2013
Sumário
1. Introdução
2. Definição dos Autores para Interação Humano-Computador
2.1 Carvalho
2.2 Pressman
2.3 Rocha e Baranauskas
3. Conclusão
4. Referências Bibliográficas.
1. Introdução Esta atividade visa apresentar as definições da disciplina Interação Humano-Computador(IHC) de acordo com os autores Carvalho (1994), Pressman (1995), Rocha e Baranauskas(2000).
2. Definição dos autores para Interação Humano-Computador A área de estudos Interação Humano-Computador trata da interface que deve existir para a comunicação entre usuário e sistema. Fatores humanos e os sistemas computacionais devem ser considerados, conforme veremos nas definições nas seções abaixo.
2.1 CARVALHO Segundo Carvalho (1994), o computador já está integrado à vida das pessoas e sem ele será cada vez mais difícil a adaptação das mesmas na sociedade moderna, porém, a falta de treinamento ou habilidade ainda restringe o acesso a esta tecnologia. Cientistas e técnicos dedicam-se a desenvolver projetos que facilitem o acesso a pessoas sem conhecimento prévio, habilidade ou nível de instrução, mas estas soluções para projetos de interface que possibilitam maior acesso e conforto aos usuários de computadores passam a dificultar e em alguns casos, impossibilitar o acesso a deficientes físicos (especialmente deficientes visuais, dos quais tratam seu estudo). As interfaces são os meios dos quais se faz a interação homem-computador, na IHC a