Trabalho IHC
1. Introdução 3
2 - No Brasil 4
3 - Definições 4 3.1 - Definição – Sommerville 4
3.2 - Definição – Pressman 5
3.3 - Definição – José O. F. de Carvalho 6
4 - Conclusão 7
5 - Referências Bibliográficas 8
1. Introdução
Esse trabalho tem como função mostrar visões e conceitos de profissionais sobre IHC e sua importância tanto para o ambiente profissional quanto para o cotidiano.
Cada dia mais o homem se da conta da grande necessidade de se empenhar no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem em suas tarefas do dia-a-dia, sejam essas profissionais ou pessoais, procurando aprimorá-las em questões de desempenho, praticidade e segurança.
Porém, com o substancial avanço tecnológico, os sistemas tendem a ficar mais complexos, o que exige treinamento e dedicação muito grande por parte dos usuários, que muitas vezes acabam se desestimulando de fazer uso destes em decorrência das dificuldades apresentadas em questão de usabilidade, transformando uma ferramenta que a princípio foi desenvolvida para ajudá-los em um verdadeiro pesadelo.
Com isso, surge a IHC (Interação humano-computador), que procura estudar as características comportamentais do homem e considerá-las um aspecto decisivo no processo de desenvolvimento de um sistema, de maneira que seu uso seja satisfatório ao usuário e ao mesmo tempo proporcione o melhor desempenho possível.
2 - No Brasil
No nosso pais, a parte responsável pela área é a CEIHC (Comissão Especial de Interação Humano-Computador) da SBC, criada em 1999, com o objetivo de promover a interação entre pesquisadores, profissionais e alunos de IHC de todo o Brasil.
Sua função é incentivar o trabalho interdisciplinar e apoiar as atividades de pesquisa, ensino e profissional na área de IHC, realizando eventos sobre o assunto.
3 - Definições
3.1 - Definição – Sommerville
Sommerville descreve que a interação do usuário com a máquina consiste em emitir dados e comandos ao sistema