Import ncia das interfaces humano computador para o uso e desenvolvimento de sistemas interativos
Duas áreas da Ciência da Computação se destacam no desenvolvimento de sistemas interativos: a Engenharia de Software (ES) e a Interação Humano-Computador (IHC). Entretanto, essas áreas divergem quanto ao foco dado durante o desenvolvimento de tais sistemas. Enquanto o foco de ES é mais voltado para a tecnologia utilizada, o de IHC são os aspectos da interação entre o ser humano e a máquina. Apesar de essas duas áreas divergirem quanto ao foco, ambas propõem o desenvolvimento de sistemas interativos de forma sistemática, definindo modelos de processo, métodos e técnicas.
Como modelos de processo propostos pela IHC cita-se o Projeto Centrado no Usuário (PCU), o Estrela, a Engenharia de Usabilidade o Design Participativo (DP).
Além da apresentação de tais práticas, a IHC está identificando e aplicando padrões (patterns) para o processo de desenvolvimento.
Embora os modelos de processo, métodos e técnicas expressem o foco da IHC, percebe-se que é possível desenvolver sistemas interativos considerando práticas através dos aspectos relevantes da IHC, objetivando o desenvolvimento de sistemas de forma mais abrangente. Considerando esses aspectos durante o desenvolvimento, é possível construir sistemas que não somente sejam de fácil manutenção, e que satisfaçam o usuário quanto ao prazo de entrega e ao custo, mas que também o tornam mais confiável e de fácil utilização pelo usuário. Esses resultados são desejáveis, pois o mercado está se tornando cada vez mais competitivo, sendo a interface com o usuário um diferencial de produto.
A integração de ES e IHC não é uma tarefa fácil embora traga benefícios ao processo de desenvolvimento, principalmente devido às divergências de focos e de formação dos profissionais. Para transpor essa dificuldade, é necessário que ocorra uma identificação mais detalhada das tarefas a serem realizadas durante o processo de desenvolvimento, não se limitando somente a responsabilizar o engenheiro de software pela parte