interacao humano computador
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES
ATIVIDADE 1
Sumário
1.0 – Introdução Página: 1
2.0 – Definições Página: 2
2.1 – Definição – Pressmann Página: 2
2.2 – Definição – Baranauskas Página: 3
2.3 – Definição – Sommerville Página: 3
2.4 – Definição – Moraes & Rosa Página: 3
2.5 – Definição – SBC Página: 3
3.0 – Conclusão Página: 4
4.0 – Bibliografia Página: 5
1.0 - Introdução
Esta atividade visa nos introduzir a disciplina de Interface Humano-Computador ou IHC, através das definições e como elas foram alteradas em função do tempo com as mudanças de visão dos autores e profissionais da área de desenvolvimento de sistemas.
2.0 – Definições
2.1 - Definição – Pressmann
Segundo Pressman, a definição de IHC seria:
"A área que estuda meios de garantir uma comunicação efetiva entre usuário e computador, procurando esconder ao máximo a complexidade do sistema".
Baseia-se em focar no desenvolvimento de interfaces amigáveis que possibilitem uma melhor utilização do software por parte dos usuários, de modo que estes estejam menos sujeitos a erros e dificuldades na execução de tarefas, que acarretariam na desmotivação em continuar fazendo uso do sistema.
Sua grande preocupação em relação a interface humano-computadores é o desenvolvimento de layouts para os sistemas, procurando deixar a aplicação cada vez mais interativa.
2.2 - Definição – Baranauskas
Dentre suas várias definições, Baranauskas define IHC como: “IHC trata do design de sistemas computacionais que auxiliem as pessoas de forma a que possam executar suas atividades produtivamente e com segurança“. Ou seja, compreende a área de estudos que abrange todos aspectos do ser-humano que possam influenciar positivamente ou negativamente na utilização de um sistema computacional.