interação humano computador
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: GUIDELINES
ATIVIDADE 3
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
Alex da Silva Ribeiro AN102343
Paulo Roberto Madazio Junior AN102356
Taffarel Emilio Sevaybriker AN102355
Wagner Luiz Lima AN102360
Sorocaba
Abril/2013
Sumário
Sumário 2
1. Introdução 3
2.1. Definição 4
2.2. A importância das Guidelines 6
2.3. Exemplos de Guidelines 7
2.4. Outros exemplos de Guidelines 10 13
3. Conclusão 14
4. Referências Bibliográficas 15
1. Introdução
O presente trabalho tem por objetivo introduzir os principais conceitos sobre Guidelines. As Guidelines hoje estão presentes na maioria das empresas, independente da área de atuação das mesmas. Elas servem para determinar diretrizes que devem ser seguidas dentro da empresa, a fim de manter um padrão, seja na área de desenvolvimento de interfaces, que é o foco principal do trabalho, mas também em vários outros aspectos, como, por exemplo, a forma de se vestir estando nas dependências da empresa. Serão abordados os principais conceitos sobre Guidelines e vários exemplos de Guidelines que são aplicadas hoje em grandes empresas multinacionais.
2. Guidelines
2.1. Definição
Guidelines são orientações para elaboração e avaliação de um software, recomendações de como projetar uma interface, visando garantir uma boa usabilidade. São utilizadas não só na construção de um projeto, como também em sua avaliação. Propõem ferramentas práticas para as aplicações de interface voltadas para o usuário, são princípios para quem elabora um projeto de design.
As Guidelines são criadas com experiência de outros projetos de software e são utilizadas principalmente no primeiro pilar de um modelo metafórico, definido por Shneiderman (2), onde orienta o desenvolvimento das interfaces em seu início do