Conceito de feudalismo
O SISTEMA POLITICO, ETNICO E CULTURAL, QUE ENVOLVE A NOBREZA E AS CAMADAS POPULARES QUE VIGOROU NA IDADE MEDIA DEVIDO AS INVASÕES GANHA-SE O NOME DE FEUDALISMO. OS SENHORES FEUDAIS GANHAVAM AS TERRAS DOS REIS, O SISTEMA ERA DESINTEGRADO E CENTRALIZADO NAS MÃOS DOS SENHORES FEUDAIS. E A ECONOMIA BASEACA NA AGRICULTURA (FEUDOS) COM A ULTILIZAÇÃO DO TRABALHO DOS SERVOS.
Diferença do capitalismo e feudalismo?
No modo capitalista, o trabalho é assalariado. A produção visa o lucro. No feudal, existe a servidão, que é bem diferente do trabalho livre (assalariado). A produção aqui visa à subsistência, seja do servo ou do senhor feudal. No feudalismo, as relações comerciais também são praticamente inexistentes e quase não há circulação de moedas. No capitalismo, ocorre o contrario.
Como se inicia o sistema do feudalismo?
O feudalismo surge a partir das invasões no Império Romano, dos (Bárbaros, Germânicos, e Vikings). Assim a população migra para o campo, em busca de proteção. Mas, os nobres tinham suas fazendas para onde se refugiavam agora a camada popular não tinha para onde ir, encontrando o um único método de entrar em um acordo com os nobres (mais tarde chamados de senhores feudais), que eles trabalhavam nas áreas agrícolas dos nobres mais em troca forneciam alimento, moradia e proteção, além disso, os servos só tinham direito a uma quantia mínima da produção.
*ALTA IDADE MEDIA – V E X
Poder descentralizado
Fundamentos de suserania e vassalagem
Economia agrária
Auto-suficientes ( não conseguiam produzir muito por isso não haveria a comercialização do produto , e nem a moeda)
*BAIXA IDADE MEDIA XI E XIII
Expansão das atividades econômicas
- Agrícola, comercial, financista etc.
CRISE:
XIV e XV - A crise se inicia a partir da ineficiência do sistema feudal, em que o senhor feudal queria aumentar a sua renda. Porém só seria capaz, caso o servo aumentasse a sua carga horária ou diminuísse a mão de obra