Plano de aula
FEUDALISMO: DA TEORIA PARA O ENSINO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em História
História Medieval II
Renata C. Belleboni Rodrigues
POLO RIO CLARO
2011
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Plano de Aula
1. Tema 2. Público-Alvo 3. Quantidade de Horas Aula 4. Objetivos 5. Metodologia 6. Recursos Didáticos 7. Referências Bibliográficas
3. Aula 1. Primeira Aula 2. Segunda e Terceira Aulas 3. Avaliação
4. Conclusão
1. Introdução
Quando o sistema escravista do Império Romano entrou em colapso, devido a crise econômica e as invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais.
Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, no entanto, eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, estava instituído assim, o colonato. Aos poucos, o sistema escravista de produção no Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria predominar na Europa. Nascia, então, o regime de servidão, onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário.
Este regime é chamado de feudalismo e é definido nos livros didáticos como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência no período medieval.
Porém, estudar o feudalismo é conhecer a fundo o modo como viviam as pessoas entre os séculos 8 e 11. Era uma estrutura extremamente complexa, um sistema de organização social, político, jurídico e religioso que estabelecia como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas ocupava na comunidade.
2. Plano de Aula
1. Tema Feudalismo
2. Público-Alvo