Estagnação corrupta
Segundo Dobb não era apenas o estado da técnica, que era o estágio de desenvovimento da produtividade, a maneira em que se definia a propriedade dos meios de produção e a relação social entre os homens resultando na lição do processo de produção também. A força de trabalho era virada para a única fonte de subsistência do trabalhador. Com as mudanças que houveram de transição a força de trabalho tornou-se uma mercadoria que era vendida nos mercados como qualquer objeto de troca.
2.De acordo com a noção de modo de produção, qual é a definição de capitalismo e feudalismo?
O modo de produção feudal é caracterizado por Dobb como uma relação de apropriação do excedente por parte do senhor feudal, pois relação direta com o produtor, obtendo a posse dos meios de produção sendo permitido a produção para sua subsistência. Devido as questões da servidão é necessário que o excedente da produção seja repassado para seu superior de forma imediata. Como não existe separação entre a propriedade e os meios de produção só senhores feudais realizam essa apropriação do excedente de formas violentas. Desta forma oposta entre os senhores e seus servos, na qual eram explorados e aumentando as lutas entre as classes, levou a dissolução da economia feudal.
Já no modo capitalista não se pode datar o início desse sistema dos primeiros sinais de comércio em grande escala e de uma classe mercantil. Ocorreram mudanças no modo de produção onde houve uma subordinação direta do produtor a um capitalista. Quando surgiu a classe mercantil na qual influenciou bem pouco sobre o modo que a economia se organizava, já a classe de capitalistas causou uma grande mudança nesse modo, pois as fortunas estavam diretamente ligadas a indústria. A riqueza tende a se prender ao modo de produção que já existe, assim seria mais fácil que seja induzida a preservar esse modo de produção do que modificá-lo. Esse tempo de mudanças fez com que o capital influenciasse