Fórmula química temperatura de fusão
Ao aderir a Federação da Grã-Colômbia, o país se libertou do domínio espanhol. Sua independência se deu apenas em 1830. Durante os séculos XIX e XX houve uma alternância no poder entre conservadores e liberais.
O cenário político em 1932, foi dominado pelo líder populista José Maria Velasco Ibarra. No ano de 1972 houve um golpe militar, a redemocratização só teve inicio em 1978.
A partir do fim dos anos 1990, o pais enfrentou uma grave crise a qual resultou numa crise política. Durante três anos dois presidentes foram destituídos.
Com o objetivo de reduzir a crise econômica o governo em 2003, anunciou cortes de salários e redução de gastos públicos e retomou as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
-------------------------------------------------
Período após Segunda Grande Guerra
Depois da Segunda Guerra Mundial, a recuperação do mercado agrícola e o crescimento da indústria da banana ajudaram a restabelecer a prosperidade e paz política.
De 1948 a 1960, três presidentes, iniciando por Galo Praça Laço, foram eleitos livremente e completaram seus mandatos.
Num ambiente em que quase toda a América do Sul foi palco de golpes militares, o retorno de políticas populistas provocou inquietações que foram motivo de intervenções militares domésticas nos anos sessenta, época em que a descoberta de petróleo atraíram companhias estrangeiras e foi fundada a "Amazônia Equatoriana".
Em 1972, um golpe militar derrubou o regime de José María Velasco Ibarra passando a utilizar a riqueza do petróleo e empréstimos estrangeiros para custear um programa de industrialização, reforma agrária, e subsídios para consumidores urbanos.
Com o desvanecimento de ciclo econômico do petróleo, o Equador voltou a democracia em 1979, sob o primeiro presidente da Constituição equatoriana de 1979, Jaime Roldós Aguilera, candidato de