bggd
Waters, Malcom(1999) - Globalization, Key ideas pp.3
Rodrigues, Adriano Duarte (junho 2010) - Comunicação e Cultura – A experiência Cultural na Era da Informação. Editorial Presença, 3º Edição pp. 49-50
Anthony Giddens é sociólogo, diretor da London School of Economics e professor na Universidade de Cambridge. Também é congressista e professor visitante de algumas das instituições mais importantes do mundo, como as Universidades de Harvard, Stanford, Roma e Sabonne. Este sociólogo tem editado trinta e um livros e publicados em vinte e dois idiomas.
A temática central discutida neste excerto refere–se aos efeitos da globalização sobre a sociedade tradicional. O autor estuda mudanças pelas quais as culturas tradicionais estão a passar, o choque entre a procura de integração e o fundamentalismo e as identidades nacionais.
Assim, são várias as definições encontradas, para Giddens o conceito de globalização pode ser melhor compreendido exprimindo aspetos fundamentais de distanciação de espaço – tempo. A globalização diz respeito à intersecção da presença e da ausência, o entrelaçar de eventos sociais e relações sociais “a distância” com as contextualidades locais.
Para Malcon Waters, a globalização é uma consequência direta da expansão cultural da europa pelo planeta e também pela colonização. A globalização está a braços com a modernização, o desenvolvimento do capitalismo, bem como dos seus processos sociais - a pós industrialização, a pós modernização e desorganização do capitalismo. Existe nesta altura uma perca de poder e desacreditação do sistema politico.
As características da globalização podem ser inúmeras como a intensificação das transações mundiais; globalização dos sistemas de produção; intensificação das transferências financeiras; disseminação da informação à escala mundial, através dos novos meios de comunicação social e deslocação em massa