Resumo Era Dos Extremos Capitulo XVI
O que fomentou a revolução comunista chinesa, foi a extrema pobreza de seu povo, a dominação chinesa que fortaleceu o espirito nacionalista (pesquisar rebelião dos boxers)
Após o líder do kuomitang conseguir libertar a china dos soviéticos (?) o partido comunista começou uma guerrilha contra e eles perderam, fazendo com que mao tse tung, um exilado do partido comunista, ganhasse forca e se tornasse líder desse partido.
Durante a ocupação japonesa na china, os kuomitangs não foram paleos pra forca japonesa, mesmo em áreas de alta concentração de seu exercito. Já os comunistas mobilizavam grande massa pra fazer oposição ao japao. Depois dessa invasão, para todos, o comunismo havia se tornado o governo responsável pela china.
Como resultado do governo comunista na China (pesquisar mais resultados), a agricultura aumentou sua produção em mais de 70 % em 7 anos, seu exercito ficou fortalecido o suficiente para derrotar uma potencia como os EUA, na guerra da coreia e manter-se longe da intervenção econômica deste pais.
Em detrimento a isso, as relações enfraquecidas com a russia, fizeram com que a econômica chinesa se deteriorasse. Tambem o Grande Salto Adiante, um plano que queria reformar economicamente o pais aumentando a indústria de base e coletivizando a agricultura, para não desviar recursos financeiros da indústria, que era prioridade, fracassou. E A Reforma Cultural que...
Este plano deixava claro as peculiaridades e as similaridades do sistema comunista chinês em relação ao marxismo. Enquanto o socialismo visava a autorealizacao do individuo, esse plano tentava doutrinar a população e mudar culturalmente seu pensamento. Em comum, eles haviam a ideia