074549410434

2157 palavras 9 páginas
O ato infracional como expressão de violência urbana
INTRODUÇAO
Este trabalho tem por finalidade analizar as causas da violência urbana, do aumento da criminalidade e o que levam as pessoas a serem violentas.
A violência urbana é um grave problema social que atinge a população como um todo, que tem como causa a migração das pessoas que vivem do campo para as cidades, como o desemprego, que a cada dia que passa se agrava cada vez mais, atingindo uma enorme porcentagem da população brasileira.
Esta população sobrevive com salários baixos, e que instalam-se nas periferias e nas favelas das grandes cidades, que não tem acesso à educação, saúde, lazer e principalmente trabalho, sem terem condições básicas de sobrevivência .
Definindo as condições de vida e a realidade em que vivem esta grande parte da população urbana, analizamos que a violência e a marginalização são causadas pelo processo de urbanização. Esperamos que com este trabalho, conseguimos compreender um pouco sobre a violências cotidiana e possibilitamos buscar respostas sobre como enfrentar a situação DESENVOLVIMENTO
Constitui-se hoje no Brasil que a violência é um dos problemas mais graves na ordem social. A explicação a esse problema é a junção entre juventude e criminalidade, onde os jovens se tornam vitimas como autores de violência . A autoria de atos infracionais está chamando muito mais a atenção da mídia e da comunidade em geral.
Segundo (OLIVEIRA2001), por exemplo, no Rio Grande do Sul há quase o dobro de crianças e adolescentes vitimas de vilencia do que jovens autores de atos infracionais.
Os adolescentes são os mais responsáveis pelo agravamento da violência urbana.
Esses jovens possuem uma trajetória com muitas situações de risco pessoal e social, em que o fato de terem sofrido algum tipo de violência é pré-requisito indispensável para praticarem a mesma .
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Adolescentes que são privados de liberdade: quem são eles, de onde vieram e para onde irão ?,

Relacionados