O Per Odo Militar
-
-
-
-
Após o início da Ditadura em 1964 o Brasil apresentou um grande quadro de desenvolvimento econômico, o período de maior destaque foi entre 1968 e 1973, o chamado “milagre econômico”. Esse bom desempenho veio às custas de grandes investimentos do governo em energia e comunicações principalmente. Houve uma grande captação de recursos no exterior, elevando a dívida externa do país.
Muito capital foi investido em setores não rentáveis da economia ( Transamazônica).
Ocorreu também nessa época grande entrada de investimentos estrangeiros em diversos setores industriais brasileiros.
Reduziu-se o poder aquisitivo da classe operária visando aumentar a taxa de lucro dos empresários, favorecendo trabalhadores qualificados e excluindo os pobres.
Com isso a classe média com qualificação profissional aumentou o seu poder de compra e a classe mais pobre além de ter seu poder de compra diminuído viu a degradação dos serviços públicos , como educação e saúde.
Com a crise de 1970 os EUA elevaram as taxas de juros e reduziram os investimentos nos países em desenvolvimento.
Diante disso, para honrar os compromissos da dívida, o Brasil assume uma nova postura econômica – “ Exportar é o que importa.”
Mas como tornar os produtos brasileiros internacionalmente competitivos? As soluções foram trágicas para o mercado interno de consumo.
•
•
•
•
Arrocho salarial.
Subsídios fiscais para a importação.
Negligência com o meio ambiente.
Desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar.
-
Tais medidas diminuíram o poder de compra do brasileiro favorecendo apenas a colocação de produtos no mercado externo. A economia cresce mas o povo empobrece.
Buscando o superávit na balança comercial o governo brasileiro aumentou impostos de importação inclusive para os bens de capital e bens intermediários, tornando a indústria nacional obsoleta e pouco competitiva.
Para evitar a falência dessas empresas o governo as estatizou utilizando recursos públicos em parte com o