A Grande Neblina De 1952 Artigo Cientifico
Maria Julia Carvalho1
Stephanie de Sousa Gaspar2
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo mostrar o desastre ambiental ocorrido em Londres no ano de 1952, relatando as causas, os efeitos, os mecanismos e as medidas propostas para diminuir os efeitos da poluição que encobria a cidade. Esse acontecimento virou um marco, não apenas por mostrar o tamanho da contaminação causada pela queima de combustíveis fósseis, e por revelar as consequências para a saúde das pessoas, mas também um marco ambiental, por impulsionar movimentos ambientais nos anos seguintes.
Palavras-chaves: Londres, poluição, combustíveis fósseis, smog.
ABSTRACT: This article aims to show the environmental disaster occurred in London in 1952, reporting the cause, effects, the mechanisms and the measures proposed to reduce the effects of the pollution that shrouded the city. This event was a milestone, not only for showing the size of contamination caused by the burning of fossil fuels, and for revealing the consequences for people health, but also an environmental milestone, for boosting environmental movements in the following years.
Keywords: London, pollution, fossil fuel, somg.
INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial, que teve seu início na Inglaterra, evidentemente trouxe melhorias para a economia e melhorias graduais de condição de vida do país na época. As pessoas saíam dos campos para ir morar nas cidades, em busca de empregos e moradias, o consumo e a produção mudaram drasticamente, saindo da produção manufatureira para a produção industrial. A maior fonte de energia para as máquinas da época era, sem dúvidas, o carvão, embora também houvesse a energia por vapor d’água. De um modo geral, produção nas fábricas baseava-se na queima de carvão para o funcionamento da máquina, o que gerava muita fumaça, gases tóxicos, fuligem e material particulado, que saíam pelas chaminés e eram lançadas livremente na atmosfera. Durante muitos