redação cientifica
Atlas, 2012.)
O homem aprende como ver o mundo pelos discursos que assimila e, na maior parte das vezes, reproduz esses discursos em sua fala
(FlORIN, 1988, p. 35).
1 Regras do Jogo
Os manuais de metodologia apresentam muitas orientações ao estudioso que, deseja escrever uma tese. Para citar um exemplo, veja-se Como se Jaz uma tese, de Umberto Eco.
Para Eco (1989, p. 87), a situação ideal seria dispor em casa de todos os livros de que se tem necessidade, mas reconhece que "essa condição ideal é muito rara mesmo para um estudioso profissional".
Ao estudioso pede-se, diante da necessidade de realização de um trabalho de grau, que faça um levantamento bibliográfico (referências), utilizando-se de fichas bibliográficas (referências).
O armazenamento dessas informações será realizado num arquivo de fichas ou pelo computador. Outros arquivos igualmente importantes durante a fase de coleta de informações são: o arquivo de leitura, de ideias, de citações.
O arquivo de leitura consiste no registro de resumos, opiniões, citações, enfim tudo o que possa servir como embasamento para a tese, ou ideias que defendera por ocasião da redação do texto que tem em vista.
O arquivo bibliográfico (referências) registra os livros que devem ser localizados, lidos, examinados.
As referencias devem ser realizadas com critério e segundo as normas da ABNT,
NBR 6023:2002. o intelectual que desrespeita as normas estabelecidas para a realização de um texto corre o risco de ser desconsiderado pela comunidade
científica. Eco (1989, p. 48) faz analogia entre o estudioso que desrespeita as normas funcionais de um trabalho e um jogador inexperiente que emprega mal as expressões-chave do jogo. Tanto um quanto outro sério olhados com suspeita,
"como uma espécie de intruso".
Como se Jaz uma tese distingue variados tipos de ficha: de leitura, temáticas, por autores, de citações,