Redação científica
A DIFÍCIL ARTE DE
ESCREVER
Algumas dicas sobre a elaboração de projetos e artigos científicos
Projetos devem conter os seguintes itens:
Título, Resumo com palavraschave, Introdução/Justificativa,
Material e Métodos, Orçamento,
Cronograma de Execução e
Bibliografia.
Formato do artigo
Título, autores, endereço, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão (juntos ou separados), agradecimentos, literatura citada e tabelas (quadros) e figuras. Título
(14 palavras)
Evite títulos desgastados como:
'Influência de ...'; 'Efeito de ...'; 'Avaliação de ...’; 'Comportamento de ...’; 'Resposta de ...'; 'Utilização de ...' e outras e os títulos excessivamente longos. No caso de espécies conhecidas, use o nome comum. Resumo/Abstract (200 palavras)
Um bom resumo deve conter, de forma sucinta, o tema e os objetivos do trabalho, a época e local de realização (fornecendo, além de datas e nomes, as características do clima - época e/ou local seco e quente, por exemplo), o delineamento experimental utilizado (incluindo o número de repetições e o tamanho das parcelas), os principais resultados observados (incluindo números) e as conclusões dos autores.
• Palavras-chave
(três-seis)
As palavras-chave não devem repetir aquelas constantes do título.
Obs.: usadas em consultas a bases de dados
Introdução/Justificativa
(Incluindo Revisão
Bibliográfica)
(470 palavras)
A Introdução deve ter um texto coeso e fluente, sem interrupções, deve conduzir o leitor ao tema do trabalho. É desnecessário discorrer sobre assuntos que não estão diretamente relacionados ao tema em estudo, o que acaba por distrair a atenção do leitor que, em muitos casos, abandona o texto.
Os autores devem buscar na
Introdução despertar o interesse do leitor pelo tema, apresentando sua importância (econômica, ambiental, científica, social) e justificando a
realização