Exercícios Diversos
1) O corpo de 2 kg representado na figura abaixo escorrega pela superfície curva sem atrito, partindo do repouso de uma altura de 3m. O corpo escorrega depois 9m sobre uma superfície horizontal, áspera, até ficar em repouso. (a) Qual é a velocidade do corpo no pé da superfície curva? (b) Qual é a energia dissipada pelo atrito? (c) Qual é o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície horizontal?
Res.: a) 7,75m/s b) 60 J c) 0,33
2) Em 1993, o esportista Carl Fentham, da Grã-Bretanha, levantou 676 vezes, até a altura de 2m, um tonel de cerveja com a massa de 62 kg. Admitindo que o único trabalho tenha sido o do levantamento do tonel, estime quantos tonéis deveria o esportista beber para compensar o dispêndio de energia (1 litro de cerveja tem aproximadamente 1 kg e proporciona cerca de 1,5 MJ de energia. No cálculo, despreze a massa do tonel vazio.)
Resp.: aprox. 559 litros.
3) Compare a energia necessária para elevar de 10 m uma massa na Terra e a energia necessária para elevar de 10 m da mesma massa na Lua (glua = 1,63m/s2).
4) Quais as principais diferenças entre energia potencial e energia cinética?
5) Uma força é dita conservativa quando:
a) não realiza trabalho
b) o trabalho por ela realizado não depende da trajetória de seu ponto de aplicação
c) realiza apenas trabalhos positivos
d) o trabalho por ela realizado não depende da massa do corpo em que está aplicada
e) dissipa energia térmica
6) A energia mecânica de um corpo:
a) é a soma da sua energia potencial e cinética.
b) depende apenas do referencial.
c) depende da aceleração do corpo.
d) é sempre constante, independente do tipo de forças atuantes sobre ele.
e) depende apenas da velocidade do corpo.
7) Qual é o trabalho realizado por uma força que varia a velocidade de um corpo de massa 0,2 kg de 4m/s para 6 m/s? O corpo ganha ou perde energia cinética? (obs.: o trabalho de uma força é igual a variação de energia cinética do