Ideologia e Educação
O filósofo Louis Althusser responsabiliza a instituição escolar por difundir a ideologia da aceitação da dominação e das formas de exploração capitalista como legitimas pelas classes trabalhadoras.
Em sua concepção, a educação escolar difunde as ideologias que formam as concepções e praticas dos sujeitos em sociedade, contribuindo, assim, para a reprodução das relações sociais de produção, uma vez que torna inevitável e ate "natural" a divisão em classes sociais, e determinando a posição de cada ser humano na engrenagem da produção capitalista, como patrão, administrador ou operário braçal.
Alem dos conteúdos técnicos e cognitivos necessários para viver em sociedade, o aprendizado de operações lógicas matemáticas, a alfabetização e as profissões, a teoria de Althusser nos inspira a pesquisar em que medida a escola ensina a ideologia da submissão a uma disciplina que possibilita a exploração dos trabalhadores.
É destinada ao ensino de respeito à ordem social, que se inicia com o aprendizado das regras de conduta, da moral dominante e das leis do estado, segundo os preceitos que interessam às classes dominantes. Segundo Authusser, a educação é classista pois os alunos oriundos das camadas populares assimilam com a educação escolar a submissão à ordem social dominante, enquanto os alunos oriundos das classes dominantes aprendem a dar ordens para seus futuros subordinados.
Ideologia: contribui para manter e reproduzir a forma de estruturação da sociedade, com a continuidade das relações sociais de produção. Difunde a concordância com as desigualdades quanto à apropriação dos meios de produção e os qualifica trabalhadores para a ocupação de postos na divisão social de trabalho, com competência técnica e disciplina, subordinados a organização hierárquica imposta pelos proprietários e aos objetivos de lucro das empresas.
Para Authusser a ideologia é uma concepção que orienta a pratica dos agentes em sociedade. "As ideologias