Alienação ideologia e educação
1)O que você entende por alienação?
Alienar é tornar alheio, é transferir para outrem o que é seu. A alienação é segundo o dicionário (JAPIASSÚ, MARCONDES, 1996, p.6) o estado do individuo que não mais se pertence, que não detém o controle de si mesmo ou que se vê privado de seus direitos fundamentais, passando a ser considerado uma coisa. É , então, a situação na qual o ser humano não mais consegue se entender em sua humanidade. Alienado é o homem que não pertence a si, que não se reconhece mais no que é.
2) Em sentido amplo, “ideologia” é o conjunto de ideias,concepções, opiniões sobre algum ponto sujeito à discussão, bem como normas estabelecidas a partir de valores.Para Karl Marx há outro significado de ideologia. Qual é esse significado?
Segundo esse significado, a ideologia é uma representação ilusória da realidade porque o conjunto de ideias e normas de conduta veiculado leva os indivíduos a pensarem, sentirem e agirem de acordo os interesses da classe que detém o poder.
3) De acordo com o pensamento marxista qual a função da ideologia?
Ocultar as diferenças de classe, facilitar a continuidade da dominação de uma classe sobre outra, assegurar a coesão entre os indivíduos e aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e compensadoras, simplesmente como decorrentes da ordem natural das coisas. Na sociedade dividida aceita-se que a classe que “sabe pensar” controla as decisões e mansa, enquanto a outra que não sabe pensar, embora tenha sido impedida disso, executa e obedece.
4) Você considera a educação uma prática apolítica e a escola como um espaço neutro?
Não, essa visão é ilusória, pois a educação reflete os confrontos da força existentes na sociedade. Em toda a história da Educação, a escola sempre serviu ao poder,portanto a escola pode ser influenciada pelo grupo de interesses. É preciso estar atento para que ela não represente apenas os valores do grupo dominante.
5) A educação é sempre