cartismo
INTRODUÇÃO
A HISTÓRIA E A LUTA DE CLASSES DE KARL MARX
Para Marx, qualquer que seja a época considerada, a sociedade é o lugar de um conflito - aberto ou dissimulado - entre os opressores e oprimidos. Na raiz desse conflito está a apropriação privada dos meios de produção, que determina a exploração e pobreza dos que não tem os meios de produzir a sua subsistência, e o enriquecimento dos que exploram a força do trabalho daqueles que nada mais possuem senão isso.
Esta visão da história esta de acordo com a FILOSOFIA materialista de Marx. Significando que são as relações econômicas que definem a sociedade e as classes socias. A luta de classes atinge o ponto extremo na sociedade capitalista: " uma pequena minoria de proprietários explora uma imensa maioria que não possui, a não ser a sua força de trabalho."
Esta visão de Marx tem total relação com os movimentos Ludista e Cartista, que nada mais é que conflitos derivados das desigualdades sociais. Enquanto os LUDISTAS destruiam máquinas (1812), algumas dezenas de anos depois, os CARTISTAS mais organizados, operavam lutas através de greves, reivindicações políticas.
Assim:
LUDISTAS X CARTISTAS
Movimento operário infantil : Movimento operário inteligente:
Atacavam máquinas atacavam burgueses
OS MOVIMENTOS LUDISTA E CARTISTA
A concentração nos centros urbanos, o crescimento operário e as revoltas por melhores condições de vida e de trabalho fizeram as classes operárias se organizarem, dando origem aos movimentos e associações.
Na Inglaterra surgiu o LUDISMO ( nome que se originou do líder Ned Ludd) onde o emprego da máquina era mais generalizado. A insegurança e o medo da