Ludistas e Cartismo
Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.
Dessa forma, percebe-se que a grande importância da Revolução Industrial foi tornar os métodos de produção consideravelmente mais eficientes que os conhecidos na época. As mercadorias tiveram seu valor reduzido em virtude de serem produzidas mais rapidamente, o que estimulou muito o consumo (MICHEL, 2000).
O número de desempregados aumentou significativamente, em decorrência da inserção das máquinas no ambiente de trabalho que substituía até quatro trabalhadores por cada uma das máquinas.
Aumentou também a poluição ambiental e sonora, assim como também o êxodo rural, que gerou o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.
Em meio a esse contexto, até hoje a busca pelo oferecimento de um número maior de vagas de emprego é uma das maiores preocupações dos governantes, já que o desemprego encontra-se entre os maiores problemas dos países em desenvolvimento.
A troca dos empregados menos qualificados por robôs é constante nos dias atuais e as empresas buscam profissionais qualificados que tenham criatividade e múltiplas capacidades. O desemprego vem sendo uma preocupação grande também dos países desenvolvidos. a
Cartismo é o nome comum a dois movimentos políticos do século XIX, um português e o segundo britânico, independentes um do outro e até, em muitos aspetos, de sentido contrário.
Em Portugal, o Cartismo foi um movimento de ideias de tendência conservadora que teve como ponto de referência a Carta Constitucional, outorgada em 29 de abril de 1826 por D. Pedro IV. Não foi um partido político formalmente constituído mas uma