Termos turísticos
Texto: “Cultura e Turismo: Discussões Contemporâneas” de Margarita Barretto.
Grupo: Elde Larissa, Carolina Chatack, Julia Brito e Laura Vasconcellos.
Glossário de termos do meio turístico:
Turismo:
Fenômeno social que abrange o mundo inteiro geográfica e socialmente.
Efeito multiplicador do turismo:
Modelo de distribuição da renda turística de um país entre setores diferentes da economia. Efeito cascata:
Interrelação entre todos os níveis envolvidos na atividade turística, desde a população receptora até os turistas.
Planejamento turístico:
Responsabilidade dos órgãos públicos, as políticas aplicadas ao turismo devem ser pensadas não pelas grandes empresas e operadoras de turismo, já que estas dão pouca ou nenhuma importância a questões ambientais ou à comunidade receptora, por exemplo. A falta deste planejamento gera o turismo desordenado e as condições precárias para realização de atividades turísticas, além de consequências negativas para a população local e para o meio ambiente.
Comercialização turística:
A parte operacional do turismo onde estão incluídas: infraestrutura do local receptor, oferta de serviços, lazer, alimentação e hospedagem é vista como um produto final, que deve ser vendido pelas empresas e operadoras, já devidamente estruturado e com planejamento adequado
Cultura:
A definição mais aceita atualmente é de que seja um conjunto de mecanismos de controle – planos, receitas, regras, instruções – para governar o comportamento. Todos tem cultura, independentemente do estágio tecnológico.
Cultura do Turismo:
Regras que regem o comportamento dos turistas na fase de preparação, durante as viagens e após o retorno. São regras socialmente determinadas.
Cultura turística institucionalizada:
É quando há um mediador, o agente de viagens, que planeja a viagem completa e indica os lugares pré-definidos a visitar.
Cultura turística não institucionalizada:
Algumas pessoas rejeitam o tipo de