Comportamento econômico e financeiro de empresas do setor de cosméticos: uma análise da empresa Natura S/A.
Comportamento econômico e financeiro de empresas do setor de cosméticos: uma análise da empresa Natura S/A.
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Contabilidade II, como pré-requisito para a obtenção de nota parcial no curso de Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.
Professor Orientador: Luciana Carvalho.
UBERLÂNDIA- MG
2014
1.0 Introdução
O artigo tem como objetivo avaliar o comportamento dos indicadores econômicos e financeiros da Natura S/A. Os índices foram calculados através de analises dos dados secundários advindos das demonstrações financeiras da empresa, assim, foi realizada uma análise qualitativa das informações coletadas o que possibilitou avaliar a situação econômica e financeira da empresa, entre os anos de 2010 a 2012.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de cosméticos brasileiro encontra-se em expansão. Dados demonstram que o setor cresce cerca de 10% ao ano, apresentando crescimento maior quando comparado com o restante das indústrias.
Pesquisas afirmam que a balança comercial dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos nos últimos dez anos, demonstrando um crescimento acumulado de 293,5% nas exportações entre 2002 e 2011, e as importações cresceram 340,9% no mesmo período.
No Brasil há cerca de 1.659 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Vinte destas empresas são de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões, representam 73,0% do faturamento total.
O presente artigo trata de uma empresa do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, 100% brasileira e com um formato de venda direta, trata-se da A Natura. Fundada em 1969, com o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, posteriormente deteve o nome de A Natura, por conter extratos vegetais