Artigo Natura
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO/BACHARELADO - 4º SEMESTRE
Administração Financeira: Prof. Laércio Braga
Jessica K. Teixeira Torres
Lucas Maia Pinheiro
Pedro Holanda Batista
Pedro de Araújo
ANALISE DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ, ENDIVIDAMENTO, RENTABILIDADE E ATIVIDADE EM UMA EMPRESA DO RAMO DE BELEZA E COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO DA NATURA
Fortaleza
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO/BACHARELADO - 4º SEMESTRE
RESUMO: O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cosméticos no Ranking Global. Diante disto, este artigo tem como objetivo analisar a situação financeira da Natura, a única empresa brasileira listada entre as 50 maiores empresas de cosméticos mais valiosas do mundo. Procura-se demonstrar por meio dos Índices de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Atividade, a saúde financeira da Natura. Isso será feito por meio de comparações de desempenho dos respectivos índices, utilizando-se para este estudo uma análise dos Demonstrativos Financeiros que incluem os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultados dos Exercícios (D.R.E.) referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. Obteve-se como conclusão que a Natura apresenta uma situação econômico-financeira favorável nestes periodos.
Palavras Chave: índices de liquidez, endividamento, rentabilidade, atividade.
1 INTRODUÇÃO
As analises financeiras feitas através do estudo dos demonstrativos contábeis de uma empresa e dos índices obtidos por meio deste estudo, constituem uma das principais ferramentas para conhecer a real situação financeira de uma organização.
Estes estudos possuem grande importância, pois, por meio deles é possível verificar oportunidades e ameaças ao negócio. Sendo, portanto, uma ferramenta crucial para o processo de tomada de decisões e de informação dos stakeholders.
O Brasil tem visto nos últimos anos, um grande nível de crescimento no mercado consumidor de