CONTEXTO COMERCIAL: Controle de Estoque, Livro Diário, Livro Razão, Balancete de Verificação
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTROLE DE ESTOQUE 4
3 LIVRO DIÁRIO 6
4 RAZONETES E LIVRO RAZÃO 9
5 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 22
6 ENTREVISTA 23
7 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo realizar a contabilização dos fatos contábeis no mês 05/2014 da empresa JUNQ BEM Ltda, revendedora de DVDs Automotivos, considerando a apuração do mês 04/2014 e as normas e regras para um registro contábil de confiança e sem erros. A metodologia para desenvolvimento deste trabalho foi a análise e a comparação de assuntos históricos, baseados nos dados representados no enunciado do caso em questão.
2. CONTROLE DE ESTOQUE
É de extrema importância que seja realizado o controle de estoque em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte e/ou da atividade que é exercida pela mesma. O estoque no registro contábil faz parte do Ativo Circulante (AC) da empresa e sempre será alterado com a realização de compras e vendas de mercadorias e produtos que a empresa venha a fazer, assim temos o controle do total de mercadoria existente em estoque, qual o valor de cada produto e do estoque em geral ou somente para registro fiscal.
Existem três tipos de Controle de Estoque: PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) - nesse registro, como o nome já diz por si só, o primeiro que entra é o primeiro que sai, as mercadorias são baixadas pela ordem de entrada; UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai) – a ordem de baixa de mercadorias é contraria ao do PEPS, é observado a ordem cronológica inversamente; E por sua vez o Custo Médio Ponderado Móvel, nessa ficha de controle é considerado sempre a média dos valores unitários de cada mercadoria, assim cada nova entrada ou saída é calculado uma nova média.
Na empresa JUNQ BEM Ltda o registro de estoque é realizado pela Ficha de Custo Médio Ponderado Móvel, assim no mês 05/2014 temos:
CONTROLE DE ESTOQUE
Mercadoria: DVD TELA AUTOMOTIVO GO TO