14
17- É porque o estado romano elegeu a família como a instituição responsável pela formação dos cidadãos. As famílias tinham o papel de educar seus filhos para que depois na juventude eles fossem entregues para servir ao estado. Atualmente a maioria das famílias são ausentes na educação dos filhos e costumam entregar seus filhos para que a escola os eduque, como se o estado fosse o único responsável pela formação de cidadania. Existem lugares onde a família ainda tem o papel decisivo na formação do caráter, mas infelizmente cada vez mais as famílias estão deixando essa responsabilidade apenas pro estado.
18-Com a República, os patrícios se consolidaram no poder que durante as guerras de conquistas só os patrícios eram privilegiados deixando a maior parte da população, no caso o plebe excluída de quaisquer direitos políticos, econômicos e sociais.
21- As guerras púnicas tiveram uma importância estratégica enorme. Porque Cartago era um império comercial forte e próspero em contraste com Roma. A conquista de Cartago trouxe um moral e mais riqueza para Roma que por sua vez deu um fôlego ainda maior para a conquista restante dos reinos e territórios ao largo do mediterrâneo.
23-Caio Graco e Tibério Graco eram do tribuno da plebe. Tibério propõe a Lei Agrária, que estabelece a divisão das terras públicas, por acreditar que o empobrecimento dos camponeses gera tensão social e política e põe em risco a república. O Senado recusa sua proposta, vetada por outro tribuno, Otávio.
Tibério subleva a plebe e destitui Otávio. Depois se candidata à reeleição para defender de novo a aprovação da lei, mas é assassinado durante um comício.
24-Os irmãos Graco foram para os romanos a