GESTAO PUBICA
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 TRAJETÓRIA DA GESTÃO PÚBLICA 5
2.2 Mudanças na constituição de 1988 8
2.3 Conceito do ministro Besser. 9
2.4 CINCO MOVIMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA 9
CONCLUSÃO 11
Referencia 12
1 INTRODUÇÃO
O mundo está passando por radical transformação social e econômica, que atinge todos os setores, inclusive as instituições governamentais, que deverão reinventar-se para adaptar-se à nova realidade. Esse novo cenário exige um Novo Modelo de Gestão Pública, integrado e voltado para a excelência, respeitando suas características e particularidades.
A administração pública deve-se orientar por princípios basilares – a exemplo da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência -, de sorte que os negócios do povo possam caminhar sempre na direção do interesse público. Em que pese a história do Brasil raramente ter consignado exemplos de governança segundo as orientações alhures, o certo é que, num processo de evolução, podem-se notar alguns progressos na profissionalização da gestão pública, o que nos leva a uma breve apreciação da realidade do Poder Judiciário, especificamente à Justiça do Trabalho. Expressões como “Gestão de Pessoas”, “Gestão por Projetos”, “Planejamento Estratégico”, dentre outras do gênero, são hoje realidades assentes e, o que é mais importante, com remotas possibilidades de retrocesso.
Neste trabalho elabora-se uma analise do que é o poder público e como está sendo elaborado no momento em que vivenciamos tanta crise.
2 DESENVOLVIMENTO
O modelo da Nova Gestão Pública (NGP) espalhou-se pelo mundo com a promessa de atacar dois males burocráticos: o excesso de procedimentos e a baixa responsabilização dos burocratas frente ao sistema político e à sociedade.
2.1 TRAJETÓRIA DA GESTÃO PÚBLICA
De acordo com Abrucio(2007), O processo recente de reforma do Estado no Brasil começou com o fim do período militar. Naquele