Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, Grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo; mão-de-obra disponível em abundância; Grandes reservas de minério de ferro;o fato de o país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa; o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos. No século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. Era a produção de modo artesanal e manual que dominava todo o processo produtivo. Mas a burguesia industrial, com interesses por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Ocorrendo assim, a troca da mão de obra humana pela produção maquinaria.
A Revolução Industrial tornou os meios de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Tornando o século XVIII marcado por seu grande salto tecnológico.
Essa transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.
Principais Características da Revolução Industrial
A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquino faturada; as populações passaram a ter acesso a bens