Estudo Dirigido - Jessé de Souza
2) Como Jessé define os batalhadores? O autor encaixa os batalhadores como uma classe oriunda da “ralé”, que seria o setor mais precarizado, ou da “elite da ralé”. Segundo ele, o que diferencia os batalhadores das outras classes sociais é o fato de eles não possuírem o privilégio de terem vivido uma etapa da vida dividida entre brincadeira e estudo. Em outras palavras, os batalhadores se caracterizam por terem imposta uma necessidade de trabalho, paralelamente ao estudo.
3) Na concepção do autor o que constitui uma classe social? De acordo com Jessé, as classes sociais são determinadas por uma visão de mundo “prática” e esclarecida. Para ele, o pertencimento de classe é definido pelo acesso privilegiado a qualquer tipo de bem ou recurso escasso. Ao contrário do que é afirmado no liberalismo e no marxismo clássico, as classes sociais não podem ser determinadas pela renda ou por seu simples lugar na produção. Para o autor, associar classe à renda equivale a simplesmente “falar” de classes, esquecendo-se de todo o processo de transmissão afetiva e emocional de valores pelo qual a classe foi submetida.
4) O que significa dizer que o gosto não é apenas uma dimensão estética, mas, antes de tudo, uma dimensão moral em relação às classes sociais? Quando associado às classes sociais, o gosto perde sua dimensão estética pessoal e passa a representar uma questão moral. Isso porque cada classe social constitui um estilo de vida que espelha todas as escolhas de seus integrantes. Esse estilo de vida acaba ditando características pessoais em todas as dimensões da vida, o que acarreta num processo de classificação e