A interface do LibreOffice Writer
Como qualquer aplicativo gráfico, o Writer disponibiliza ao usuário alguns objetos inerentes ao ambiente em si, como janelas, botões, caixas de texto, caixas de combinação, etc. É importante conhecer pelo nome técnico estes objetos, pois ao necessitar de suporte a exata descrição do problema também passa pela descrição correta do comportamento dos objetos gráficos que interagem com o usuário. Passaremos a descrever, de forma bem sucinta, só à guisa de rememorização, alguns destes objetos gráficos:
Janela é uma área de trabalho definida e que apresenta como características o fato de esta ser realocável, dimensionável e de permitir, via de regra, interação usuário / programa. A janela, dadas estas características, pode apresentar 3 (três) estados:
Minimizada: a janela estará em sua forma minimizada, icônica e será acessada normalmente via Barra de Tarefas ou via atalho ALT + Tab;
Restaurada: a janela estará ocupando uma área da tela, sem contudo preenchê-la;
Maximizada: a janela estará ocupando toda a área da tela. Pelos ícones da janela é possível saber qual o estado da janela, além do seu tamanho, claro. O ícone do meio exibirá, de forma rotativa / excludente a figura de uma janela única, para uma janela restaurada e a figura de janelas empilhadas para janelas maximizadas, indicando que, ao se clicar nele, a janela mudará para o modo contrário ao atual. Veja figura abaixo:
Menu é um conjunto de opções que o programa oferece ao usuário. O menu pode desencadear outros níveis de menu, o que vem a se chamar de submenu ou menus em cascata.
Caixa de Combinação é um controle misto, ou seja, tanto você pode escolher uma entrada previamente disponibilizada pelo Combo Box, seu nome, em inglês, como pode digitá-la. É um controle bastante comum em aplicativos de busca e aplicativos de Bancos de Dados. Um exemplo bem comum de Caixa de Combinação é o controle de escolha da fonte em um Processador de Textos.
A Barra de