Apostila Libre Office
DIRETORIA DE INCLUSÃO DIGITAL
DIRETORIA DE GOVERNO ELETRÔNICO
APOSTILA
LIBREOFFICE
(Conteúdo fornecido pelo Ministério da Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB)
NOVO HAMBURGO, 30 DE SETEMBRO DE 2013
Softwares
Os softwares são responsáveis por fazer o computador funcionar, ou seja, por passar as instruções necessárias ao hardware para que ele desempenhe sua função. Essas instruções são escritas numa linguagem de programação conhecida como código-fonte. Para que o computador compreenda o código-fonte é necessário traduzi-lo para a linguagem de máquina. Após a tradução, o computador poderá executar o programa criado.
Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.
O termo "software" foi criado na década de 1940, e é um trocadilho com o termo hardware.
Hardware, em inglês, significa ferramenta física. Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.
Os softwares podem ser classificados em duas grandes categorias:
• Software de sistema que incluiu o firmware, drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos.
• Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas.
Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados.
Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.
Atualmente, temos um novo tipo de software. O software como serviço, que é um tipo de software armazenado num computador que se acessa pela internet, não sendo necessário instalá-lo no computador do usuário.
A maioria do