EDUCAÇÃO, CULTURA E IDEOLOGIA
Tentaremos aqui fazer uma análise da cultura, ideologia e educação permeando cada tópico em um conceito atrelando aos demais, dentro de uma sociedade capitalista. Analisaremos os aspectos que envolve as ideologias de classes como é realizado a distribuição dessa ideologia dentro da cultura de um povo, acentuando para a importância do papel da escola e a Educação como um todo.
Encerraremos a analise com o conceito de hegemonia, do grande filosofo Antônio Gramsci. Com certeza, Gramsci é muito atual, fala diretamente para a realidade brasileira, num país que não oferece educação para todos, e ainda tem um sistema escolar que reproduz as desigualdades sociais. Gramsci nos inspira a trabalhar para que todos tenham acesso à escola, ao desenvolvimento da consciência, ao desenvolvimento cultural.
CULTURA E EDUCAÇÃO.
Todos os povos, grupos e pessoas, têm e geram uma cultura, que envolve sua produção material e espiritual, localizada no tempo e no espaço.
A educação é um processo em que ocorre a transmissão da cultura de um povo, dos mais velhos aos mais jovens, dentro de um grupo ou sociedade, como forma de perpetua-la. A escola não é local exclusivo de transmissão de cultura, mas é um espaço privilegiado para isso, já que é, construída para que certo repertório cultural seja transmitido.
Entre cultura e educação há uma ligação íntima, havendo a necessidade de trabalhar paralelamente aos projetos culturais, não somente pela ação reflexiva, que se apresenta diferentemente em ambos, mas principalmente pelo aspecto de confirmação, ou não, dos valores transmitidos na tarefa de ensinar e na sua contrapartida, o aprender.
A cultura não é absorvida, ela é dividida, compartilhada e transformada, sempre se levando em conta uma perspectiva criacionista de ambas as partes, autor e expectador.
Cultura e educação da sociedade capitalista.
Com o desenvolvimento comércio, posteriormente da indústria e, depois, com os modernos meios de comunicações de massa,