Educação na Ideologia de Marx
“A União entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária.”
Karl Marx
2
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre a Educação na Ideologia de Marx que antes de tudo para entendermos o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, contudo, nos limitaremos a tratá-la enquanto um “Conjunto de idéias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade. Esse é o conceito utilizado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (18201895)[1]”. É nesse significado que iremos começar a análise, mas com base na Educação.
Este contexto apresenta alguns aspectos do pensamento de Karl Marx, a discursão dos processos de formação dos indivíduos, isto é, daquilo que denominamos educação
(escolarizada ou não), para além da mera formação ou deformação de consciências, de uma particular ação ideológico-educativo. Trata-se também de criticas feitas por Marx da escola do seu tempo, que o mesmo aponta como instrumento de dominação ideológica a burguesia.
[1] Michael Lowy. Ideologia e ciência social. São Paulo: Cortez, 1985. p. 12
3
DESENVOLVIMENTO
A base do Marxismo é o materialismo histórico, a concepção de educação Marxista também tem como base o materialismo histórico. Neste sentido, a educação para Marx não poderá ser pensada de forma independente ou desvinculada da realidade material do homem, mas as relações materiais devem ser pensadas como parte do processo de educação.
A História como processo expresso na divisão do trabalho, no surgimento da propriedade privada e de uma sociedade classista, na qual o Estado é seu representante, leva-nos a pensar na ligação entre a ideia e os interesses históricos de classe, nos quais se encontra o conhecimento sistematizado, síntese das relações sociais.
Os indivíduos que constituem