karl max
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris, 5 de maio de 1818 e faleceu em Londres, 14 de março de 1883. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Marx considerava que não se pode pensar a relação individuo e sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições matérias de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Onde os homens para viver têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos.
Marx define a sociedade capitalista e a critica, para depois estudar sua visão sobre a educação. Ele pregava que através da organização e luta da classe trabalhadora dentro de todas as instituições, a sociedade capitalista seria superada com a criação de uma sociedade nova e mais humana.
Resumo
A SOCIEDADE PARA A SOCIOLOGIA CRÍTICA
Marx considerava que a sociedade capitalista sempre seria imperfeita; consequentemente o único caminho para a superação dos problemas sociais seria a luta política para a construção de uma nova sociedade: O SOCIALISMO. Marx se interessou pela relação existente entre a consciência das pessoas e a forma de se organizarem para transformar a natureza através do trabalho.
A EDUCAÇÃO PARA A SOCIOLOGIA CRÍTICA
Encontramos em Marx uma preocupação com a educação, mas não uma teoria da educação. A concepção de Marx sobre a sociedade capitalista pensar criticamente a educação e a escola.
a) A IDEOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
Para compreender o conceito ideologia na teoria de Karl Marx, devemos ter claro que, na sociologia crítica, ao contrario do funcionalismo, parte-se do principio de que o elemento fundador da sociedade é o trabalho.
b) EDUCAÇÃO E CLASSES SOCIAIS
Marx possui uma visão de sociedade onde a escola, transmitindo ideologia, seria